9 Mantras para mantê-lo mentalmente forte

força mental

Sem dúvida alguma é bem mais fácil se manter mentalmente forte quando a vida está indo bem, no entanto, essa situação tende a mudar quando enfrentamos adversidades.  A perda de um ente querido, algum problema de saúde ou problemas financeiros são apenas algumas dificuldades que a maioria de nós irá enfrentar em algum ponto da vida.

A forma como você lida com os obstáculos da sua vida afeta a sua capacidade de enfrentar situações difíceis. Desenvolver um diálogo interno positivo é uma das formas mais produtivas para se manter mentalmente forte, repetir afirmações positivas pode ajudá-lo a abafar os pensamentos negativos que impedem o progresso. A seguir estão 9 mantras para você lembrar e repetir quando estiver passando por períodos difíceis:

1.Tenho tudo o que preciso para superar isso.

Se você pensar “Eu não posso fazer isso” ou “Isso não é justo”, vai acabar se sentindo derrotado. Então, em vez de insistir na ideia de que você precisa de mais, lembre-se de que você já tem o necessário para enfrentar essa situação. Se você chegou até aqui na vida, você claramente possui  algumas habilidades, ferramentas e recursos para enfrentar essa adversidade.

2. Viva de acordo com os seus próprios valores.

Na vida você irá encontrar pessoas que não gostarão de você, bem como passará por momentos em que as pessoas irão discordar da sua opinião, nesses momentos é importante lembrar de que você não precisa agradar a todos. Você só precisa viver de acordo com os seus próprios valores, mesmo que isso signifique ter que tomar decisões que vão contra a opinião da maioria.

3. O fracasso faz parte do caminho para o sucesso.

Fracassar não é nada divertido, mas ficar insistindo no fracasso não irá ajudar em nada. Cada queda é prova de que você está desbravando novos limites, e cada fracasso é uma oportunidade para crescer e se tornar melhor.

4. Sempre dê o seu melhor.

Exigir sempre a perfeição de si mesmo faz mais mal do que bem. Se você estiver sendo entrevistado para um trabalho que você realmente precisa ou estiver tentando uma promoção em seu trabalho e insistir na ideia de que não há espaço para erros, isso só irá fazer com que a sua ansiedade se eleve. Nesses momentos ter um pouco de autocompaixão pode ajudá-lo a lidar com essa ansiedade.

5. Daqui a 5 anos isso não importará tanto quanto agora.

Mantenha os problemas temporários em perspectiva, mas sempre lembre-se de que a dor emocional, a ansiedade ou a turbulência, não vão durar para sempre. Muitas das suas preocupações agora não terão tanta importância no futuro.

6. Sou mais forte do que penso.

É difícil lidar com certas situações como um problema de saúde grave ou a perda de um ente querido. No entanto, ficar fazendo previsões catastróficas como “Nunca vou me recuperar disso” ou “Nunca serei feliz novamente” só farão com que você fique ainda mais angustiado. As adversidades muitas vezes revelam uma força interior que você ainda não conhecia.

7. Eu posso lidar com sensações desconfortáveis.

Ficar dentro da zona de conforto é sempre uma opção tentadora, no entanto, os tempos difíceis sempre exigem de você algo diferente. As emoções como o medo e a vergonha são com certeza desconfortáveis, mas você não vai morrer por causa disso. Então esteja disposto a enfrentar essas sensações de cabeça erguida, assim irá ganhar a confiança necessária para lidar com o desconforto.

8. Eu estou no controle dos meus pensamentos, sentimentos e ações.

Culpar as outras pessoas pelo que está acontecendo em sua vida não irá melhorar a situação. Reconhecer que você está no controle daquilo que pensa, sente e como se comporta pode capacitá-lo a fazer o melhor daquilo que as circunstâncias lhe impõem, assim como criar novas mudanças positivas em sua vida.

9. Cai, mas posso me levantar novamente.

Às vezes olhar para trás e lembrar-se de que você perseverou e teve coragem no passado, pode ajudá-lo a unir forças para lidar com os problemas do presente.

É importante saber que as afirmações positivas por si só não irão mudar a sua vida, pois a forma como você pensa é apenas um dos três pilares da força mental. Mas manter um auto diálogo saudável irá ajudá-lo a se sentir melhor para que tenha um comportamento mais produtivo.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply