Algumas desvantagens de ser muito inteligente

“Grandes espíritos sempre encontraram violenta oposição de mentes medíocres”, disse Einstein certa vez.

Ter um QI alto inegavelmente fará com que você se saia melhor do que os outros em algumas tarefas, mas, curiosamente, várias desvantagens também estão ligadas a um alto nível de inteligência. A seguir estão algumas das desvantagens de ser muito inteligente:

1. São mais propensas a sofrerem de depressão:

“A felicidade para pessoas inteligentes é a coisa mais rara que eu conheço”, disse Hemingway.  É muito comum que pessoas inteligentes sejam solitárias e depressivas. Elas são bem mais suscetíveis a essas emoções por terem um processo de pensamento elevado, além de uma perspectiva diferente sobre as coisas e o mundo.

2. Têm o hábito de analisar as coisas excessivamente:

Pensar excessivamente é uma das desvantagens mais difíceis de gerenciar quando se é inteligente. Pessoas inteligentes estão sempre analisando problemas difíceis, que não podem solucionar sozinhas, e por esta razão, têm uma maior tendência a se sentirem deprimidas. O fato de terem uma perspectiva de vida totalmente diferente das outras pessoas faz com que tentem fugir de sentimentos insatisfatórios usando a própria imaginação.

3. Correm o risco de parecerem arrogantes:

Essas pessoas são muito bem informadas e  lógicas, portanto sabem do que estão falando. Para elas é fácil detectar falácias em debates e combatê-las de forma eficaz. Seja com o seu conteúdo ou com a sua oratória, elas sabem a hora de parar a conversa ou ganhar o debate. Isso é ótimo! Exceto pelo fato de que a maioria das pessoas não goste disso. Elas não gostam de ter suas crenças ignoradas ou que provem que o seu raciocínio é inválido, muito menos que suas escolhas foram erradas. É surpreendente a rapidez com que as pessoas levam as coisas para o lado pessoal e tornam uma simples conversa em uma disputa de egos.

4. Não importa a área, as pessoas sempre esperam que você seja o melhor:

As pessoas esperam muito daqueles que são inteligentes. Pessoas inteligentes geralmente são cercadas por grandes expectativas. Quando você não tem ninguém para conversar sobre as suas fraquezas e inseguranças é bem normal que entre em pânico pelo medo de não conseguir cumprir com as expectativas, isso faz com que você seja tão cauteloso sobre as suas falha que, muitas vezes, não pode se dar ao luxo de assumir riscos pelo medo do que aconteceria se falhasse.

5. As pessoas acham que você nunca precisa de ajuda.

Nossa, você é inteligente! O que mais precisaria na vida além disso? E daí se você perdeu um mês de escola porque estava doente? Você é um aluno genial e com certeza não precisa das minhas anotações, eu sei que você consegue pegar tudo sozinho. O patrão lhe deu o cliente mais difícil e exigente? Você é inteligente, tenho certeza de que consegue lidar com esse desafio facilmente. Você tem muitas tarefas em casa? Mas você é inteligente, então pode realizar múltiplas tarefas, e é claro que não vai precisar de nenhuma ajuda. Está com problemas na vida pessoal? Já que você é tão inteligente, com certeza vai acabar arranjando soluções geniais para todos os problemas. Por que você precisaria de um ombro amigo?  Seja por ciúmes ou por pura suposição, as pessoas geralmente acham que pessoas inteligentes conseguem fazer tudo sozinhas e que nunca precisarão da ajuda de ninguém.

6. A inveja os rodeia.

A inteligência é uma virtude multifacetada, não se trata apenas do nível do seu QI, é uma combinação de informação, sabedoria, boas habilidades sociais e uma personalidade agradável. No entanto, a inteligência também pode se tornar um problema. Pessoas conhecidas por sua habilidade em uma única área são diferentes das pessoas inteligentes, já que essas têm um número maior de habilidades em seu currículo. Segundo especialistas, pessoas inteligentes enfrentam mais inveja na sociedade do que as outras. As pessoas admiram uma pessoa que é bonita ou que tenha habilidades artísticas, mas quando se deparam com alguém que fala bem, tem um bom currículo, conhece arte, sabe várias línguas e tem um bom senso ao se vestir, é muito difícil não sentir uma pontinha de inveja.

7. Você sabe que ainda tem muito a aprender.

“A inteligência é uma maldição, quanto mais você sabe, mais tem ciência de que ainda há muito a aprender.” Mike Farkas. Ser inteligente muitas vezes significa saber apreciar os limites da sua própria cognição, porque apesar de todos os seus esforços, você nunca saberá tudo sobre todas as coisas.

8. A incapacidade de se relacionar com pessoas comuns

Essas pessoas experimentam com frequência um certo sentimento de solidão. Se não conseguem se dedicar a algo, suas vidas passam a não ter sentido. Quando percebem que não têm as mesmas preocupações que os outros, optam pelo isolamento, e por isso têm um tendência a passar por fases suicidas.

9. Você está sozinho.

No fim das contas, todos nós estamos sozinhos. Muitas pessoas inteligentes se tornam introvertidas depois de perderem os poucos amigos em quem podiam confiar, é difícil você achar uma amizade verdadeira nos dias de hoje, principalmente alguém que não o queira só por causa da sua inteligência e ideias brilhantes. É difícil achar amigos que consigam deixar de lado a presença predominante da sua inteligência e enxergar a pessoa que você é. Mais difícil ainda é encontrar amigos que não presumam ou suponham nada sobre você só por causa da sua inteligência, e exceto por essas poucas pessoas especiais, você está sozinho.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

2 comments
Add Your Reply