5 hábitos mentais que o impedem de pensar claramente

Eu sugiro que você faça um exercício muito simples antes de começar a ler este artigo. Levante-se e comece a andar em contagem decrescente, começando com 1.000 e subtraindo sete números de cada vez, por exemplo, 1.000, 993, 986… em um certo ponto, você vai parar de andar, provavelmente, muito em breve. Isto porque o seu cérebro precisa trabalhar muito fazendo as contas e também com a direção para onde suas pernas devem ir.

Na verdade, o cérebro funciona de forma semelhante a um processador de computador: tem poder de processamento limitado ou, o que é o mesmo, os nossos recursos cognitivos são finitos em um determinado momento. Qualquer tarefa intelectual ou emocional, que ocupe muito “espaço” vai acabar afetando a nossa capacidade de concentração, de resolver problemas, de ser criativo, ou até mesmo de memorizar. Como resultado, o nosso QI fica, pelo menos temporariamente, reduzido até que estes recursos sejam liberados.

Os gargalos mentais mais comuns

A maioria das tarefas que realizamos não têm impacto significativo sobre nossa capacidade de pensar e tomar decisões, mas alguns hábitos mentais consomem recursos mentais tão grandes que afetam claramente a nossa capacidade de pensar. O interessante é que a maioria das pessoas não estão cientes de que esses hábitos psicológicos são tão prejudiciais, e assim continuam alimentando-os e afundando em uma espiral descendente.

1. Ruminar pensamentos negativos

Quando somos confrontados com um fato negativo, é compreensível que não consigamos apagá-lo da nossa memória e simplesmente deixá-lo para trás. Na verdade, às vezes, manter-se ativo mentalmente, procurando soluções imaginárias, nos ajuda a liberar a tensão e tem um poder catártico. No entanto, quando isso se torna um hábito e você não consegue se livrar dessas idéias negativas, você acaba se angustiando tanto a ponto de fazer com que a sua saúde física e emocional padeçam. Quando você repete continuamente em sua mente eventos perturbadores, frustrantes ou angustiantes, a sua capacidade de se concentrar, pensar e tomar boas decisões diminuirá consideravelmente, porque é como se você usasse um filtro negativo para ver tudo.

2. Sentimento de culpa

 

Todos nós nos sentimos culpados de tempos em tempos por algo que fizemos de errado, ou que não fizemos como desejávamos. No entanto, quando a culpa não nos abandona, torna-se uma distração cognitiva que afeta seriamente o nosso desempenho e acaba ocasionando um monte de danos a partir do ponto de vista emocional. Sentir-se culpado baixa a sua auto-estima e você desenvolve uma auto-imagem negativa, o que faz com que você não seja capaz de aproveitar as boas oportunidades por achar que não as merece. Portanto, nutrir esse sentimento de culpa vai fazer você se sentir muito infeliz e submergi-lo em um ciclo de negatividade.

3. As reclamações ineficazes

A maioria das pessoas tendem a compartilhar suas frustrações com as pessoas mais próximas. Às vezes reclamar tem um poder catártico, permite-nos liberar a raiva e a frustração e seguirmos em frente mais leves. No entanto, quando as queixas se tornar uma norma, se você só olhar para as coisas negativas de tudo o que acontece, você perde a outra parte do cenário e corre o risco de tomar decisões tendenciosas. Lembre-se de que reclamar sempre envolve a escolha pelo mais negativo e uma concentração na limitação. Em adição, as queixas agem como verdadeiros vampiros emocionais que acabam drenando a sua energia, por isso não é surpreendente que vários estudos têm concluído que as queixas são um veneno para o seu cérebro .

4. Críticas constantes

 Todo mundo se critica em um ou outro momento da vida, a auto-crítica vem de nossa tendência para se comparar com os outros e nem sempre são negativas. No entanto, se você se tornar uma pessoa extremamente crítica, que nunca está satisfeita com nada, nem mesmo consigo mesma, você acaba assumindo uma atitude hiper-vigilante, e estará numa caça aos erros dos outros ou/e de si mesmo. Obviamente que viver neste estado vai ser um como carregar um fardo pesado a nível cognitivo e emocional.

5. Preocupação inútil

 Quando temos um problema, é normal que ocupemos nossa mente tentando encontrar uma solução. No entanto, se em vez de procurar possíveis soluções, você gasta seu tempo se preocupando com consequências negativas, então você vai se tornar a típica pessoa que tem uma dificuldade para cada solução. A preocupação mantém a sua mente constantemente distraída, à procura de problemas em todos os lugares. Quando você está preocupado, a sua mente se esquece de todo o resto, porque não é considerado importante, e você só se concentra nas preocupações, o que gera um alto nível de ansiedade e angústia.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: