Psiconlinews
Shares

A posição que você dorme diz muito sobre a sua personalidade

Shares

personalidade - A Posi    o que Voc   Dorme diz Muito Sobre sua Personalidade - A posição que você dorme diz muito sobre a sua personalidade

Qual posição você costuma dormir? Descubra qual é o seu perfil de personalidade.

O pesquisador Chris Idzikowsky, coordenador do Instituto do Sono no Reino Unido, tem estudado as seis posturas mais comuns que nós usamos durante o sono. Os resultados da pesquisa revelaram que cada posição está associada a um perfil de personalidade em particular.





Este estudo complementa outro, que analisou a posição em que dormimos com o nosso parceiro e que nos diz sobre a qualidade do relacionamento. Neste caso, Idzikowsky comparou as correlações entre dormir em uma certa posição e os traços de personalidade.

Posição ao dormir e a personalidade associada

Posição Fetal

Pessoas que dormem em posição fetal, geralmente passam a imagem de serem sociáveis, confiantes e resistentes, mas, no fundo são sensíveis.

Podem se mostrar tímidas quando não conhecem as pessoas ao seu redor, mas rapidamente se soltam e gostam de se expressar sem tabus. Esta posição é a mais observada no estudo, mais de 40% dos 1.000 participantes dessa pesquisa dormem assim.

Posição Tronco





Esta posição, observada em 15% dos indivíduos, consiste em dormir de lado, mas com os braços e as pernas esticadas, formando com o corpo um poste rígido.

Pessoas que adotam esta postura são sociáveis e gostam de fazer parte de círculos sociais. Se mostram confiantes, mesmo com estranhos e podem ser muito ingênuos.

Posição Insatisfeito

Muito semelhante à postura do tronco, mas com os braços estendidos para a frente. Pessoas que dormem nesta posição são mais abertas e sociáveis.

Por sua vez, se mostram hesitantes ao tomar decisões importantes na vida,e podem ser cínicos. 13% dos participantes dormiam desta maneira.

Posição Soldado

A face para cima, estirada.

Essas pessoas se mostram reservadas e tranquilas. Elas também são exigentes e têm grandes aspirações. 8% dos participantes dormiram com a postura do soldado.

Posição Queda livre

São pessoas que se sentem muito confortáveis conversando e partilhando com os outros, são  abertos a novas experiências. Representaram 7% da amostra.

Também é verdade que eles têm uma tendência de se mostrarem mais suscetíveis, mais inquietos do que o habitual. Não aceitam críticas nem situações extremas.

Posição Estrela do Mar





São pessoas muito leais, sempre dispostas a ouvir os outros e a oferecer sua colaboração. Muito compreensivas. Não gostam de ser o centro das atenções, são bastante cautelosas e pensativas.

5% de todos os participantes dormiam assim; a postura menos repetida.

Outras conclusões do estudo

Além das considerações de personalidade vinculada à posição adotada para dormir, Idzikowsky também chegou a algumas conclusões relacionadas com a saúde:

  • A postura de barriga para baixo permite uma melhor digestão.
  • As posturas soldado e estrela do mar dificulta a ventilação, causando ronco e um mau descanso.

O pesquisador também observou que a mudança da posição que dormimos é complicada, uma vez que o costume dita a nossa preferência no momento do descanso. Apenas 5% das pessoas que participaram da pesquisa mostraram dormir em posições diferentes a cada noite.

About the Author Taiz de Souza

Apaixonada por psicologia, se dedica a pesquisar continuamente os assuntos mais atuais e variados relacionados a psicologia a fim partilhar artigos interessantes e confiáveis a todos que apreciam.

follow me on:

Leave a Comment: