5 autossabotagens mentais que mantêm você preso em sua zona de conforto

Um rei foi presentado com dois jovens falcões. O rei imediatamente os entregou à falcoaria para treiná-los. Depois de vários meses, o instrutor disse ao rei que um dos falcões foi bem educado, mas não sabia o que estava acontecendo com o outro. Desde que ele tinha chegado ao palácio, ele ainda não havia saído do galho, inclusive tinha que levar-lhe comida.

O rei chamou vários curadores, mas nenhum deles conseguiu fazer o pássaro voar. Desesperado, ele emitiu um decreto proclamando uma recompensa para aquele que fizesse o falcão voar. Na manhã seguinte, o rei viu o pássaro voando em seus jardins.

– Traga-me o autor deste milagre.

Eis que apareceu diante do rei um camponês. O rei lhe perguntou:

– Como você conseguiu fazer o falcão voar? O que é você, um mago?

– Não foi muito difícil – disse o homem sorrindo. Eu apenas cortei o galho. Assim a ave não teve outra escolha a não ser voar.

Esta fábula nos ensina que às vezes é preciso permanecer no galho para recuperarmos as forças, mas se ficarmos na zona de conforto por um longo tempo, nunca saberemos o quão longe teríamos sido capazes de chegar. Portanto, precisamos cada vez mais expandir a nossa zona de conforto.

Crescemos quando saímos de nossa zona de conforto

Quer queira quer não, a capacidade de deixar, conscientemente, nossa zona de conforto e se atrever a descobrir novos horizontes e realizar nossos sonhos é o que nos torna diferentes uns dos outros, é o que nos permite ter novas experiências que enriquecem nossas vidas. Infelizmente, a maioria das pessoas preferem ficar em sua zona de conforto, no espaço onde se sentem mais ou menos confortáveis e seguros.

Para entender o que significa a zona de conforto, imagine dois círculos concêntricos, um pequeno dentro de outro maior, mas sem se tocarem em nenhum ponto. O pequeno círculo representa todas as coisas a que estamos acostumados, nossos hábitos e rotinas, lugares costumamos visitar e frequentar. É a nossa zona de conforto.

À primeira vista, tudo pode parecer grande, mas a verdade é que a estadia dentro desse círculo não é uma garantia de felicidade, nem vai garantir que você não terá arrependimentos pelo resto da vida. Na verdade, ficar na zona de conforto limita você, porque ela não permite que você descubra nada de novo. Assim, você pode morrer um pouco a cada dia. Na verdade, lembre-se de que a vida começa onde termina a sua zona de conforto.

No entanto, há um círculo muito maior, composto de coisas que você ainda não conhece: seus sonhos, novos lugares… etc,. É o círculo da aprendizagem. Na verdade, nós apenas crescemos quando somos capazes de dar o salto para o círculo maior, de modo que o nosso pequeno círculo crescerá ainda mais.

Para muitas pessoas esse salto é assustador, porque elas não sabem o que vão encontrar nesse outro círculo, de modo que passam a implementar um mecanismo de auto-sabotagem para se manterem em sua zona de conforto.

As mentiras que contamos a nós mesmos para não deixarmos nossa zona de conforto

1. “Eu não tenho motivo pra fazer isso”

É verdade, ninguém irá obrigá-lo a sair da sua zona de conforto, mas se você continuar dentro dela não irá crescer. Lembre-se de que não crescemos apenas com o passar dos anos, mas principalmente pelos desafios que enfrentamos. Quando você pensa em um projeto que representa um grande desafio e de repente a sua voz interior lhe diz que você não precisa fazer isso, na verdade o que você está expressando é uma resistência à mudança, porque uma parte de você quer ficar dentro dos limites do conhecido. No entanto, quando você achar que não tem nenhuma razão para realizar algo novo, lembre-se de que simplesmente crescer e descobrir já são mais do que razões suficientes.

2. “Não é o momento certo”

As condições perfeitas para realizar algo raramente ocorrem, mas perseguir um sonho implica em lutar contra todas as probabilidades, criando condições ao longo do caminho. Quando você diz a si mesmo que não é o momento certo, você está falando sobre o medo, provavelmente um medo intenso de falhar inoculados em você desde a infância. Naturalmente, não se trata de se lançar em uma aventura sem avaliar os prós e os contras, mas se você realmente quiser conseguir alguma coisa na vida, deve estar consciente de que não poderá ficar parado, precisará seguir adiante em pequenos passos. E quanto mais cedo começar a andar, melhor.

3. “Vou começar quando…”

Esta é uma das desculpas mais comuns para permanecermos seguros em nossa zona de conforto. Na prática, é o auto-engano perfeito, porque não estamos desistindo do sonho ou do projeto que temos em mente, mas apenas colocando-o em suspenso até que determinada situação ocorra. O problema é que essa desculpa nos leva diretamente para a procrastinação, por isso é provável que quando a condição de que a demanda ocorra, inventarmos outra e depois outra. Desta forma, mantemos a esperança viva, mas, ao mesmo tempo, não temos que trabalhar duro para fazer desse sonho realidade. Portanto, embora nem todas as condições sejam apropriadas, basta seguir em pequenos passos, não espere muito, porque a vida é muito curta.

4. “Não é para mim”

Basicamente, por trás dessa frase há a ideia de que não somos bons ou capazes o suficiente. Esta é a desculpa perfeita para satisfazer a insegurança ou a baixa autoestima de algumas pessoas. Também é uma desculpa usada por pessoas que têm medo do mundo e de novas experiências. Em qualquer caso, você não pode realmente saber se gosta ou não de algo até tentar. Na verdade, é provável que em mais de uma ocasião você tenha pensado que algo não foi feito para você, mas depois de experimentar, você passou a gostar. Portanto, nunca se feche a novas experiências ou limite-se. É a pior coisa que você poderia fazer.

5. “Eu não sei como fazer”

Novas coisas podem assustar, então uma das desculpas que mais inventamos para se manter em nossa zona de conforto, é dizer que não sabemos como enfrentar o desafio. Podemos pensar que não temos as habilidades necessárias ou nunca poderemos desenvolvê-las. No entanto, lembre-se de que quando você tem um “porquê”, os “comos” surgem sozinhos. Claro que para realizar determinados projetos, alguma preparação é necessária, mas isso não significa que você não pode fazê-lo, isso significa apenas que vai demorar mais tempo ou que você precisa de alguém para ajudá-lo. Nenhuma habilidade vem do nada, todos escondem em sua base muita determinação e esforço.

Para encerrarmos, mantenha sempre em mente o que Nelson Mandela disse: ” Impossível é tudo aquilo não tentamos”.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply