Super TPM: Um transtorno difícil de ser diagnosticado

O que é o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual e o que caracteriza?

O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual – super TPM – é um tipo grave de Transtorno Pré-Menstrual ou TPM, sendo causado por mudanças hormonais inerentes ao período que antecede a menstruação. O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual atinge aproximadamente 6% da população feminina.

 

Por apresentar uma sintomatologia intensificada, a super TPM torna a vida da mulher incapacitante durante este período, seja a nível pessoal ou interpessoal, com baixa de produtividade e aumento de sintomas ansiosos e depressivos. Isto porque existe um desequilíbrio da serotonina, neurotransmissor que está diretamente relacionado com a regulação do humor e do sono, o que provoca labilidade emocional (alegria e tristeza alternadas), alterações comportamentais e desequilíbrios psicofísicos. Normalmente os sintomas tendem a melhorar gradualmente com a menstruação. Os sintomas que serão elencados a seguir, surgem entre 10 a 2 dias antes do fluxo menstrual.

Sintomas:

 

– Inchaço nas mamas;
– Alterações de humor repentinas (a mulher está bem, sorrindo e pouco tempo depois chorando e apresentando tristeza profunda);
– Irritabilidade excessiva, emotividade “à flor da pele” com maiores riscos de conflitos interpessoais;
– Cansaço extremo, letargia, falta de energia;
– Retenção de líquidos com aumento abdominal;
– Impulsividade (Não mede as conseqüências dos seus atos);
– Pensamentos suicidas;
– Dores de cabeça e/ou enxaqueca;
– Disforias (sintomas depressivos e ansiosos);
– Sensação de perda de controle;
– Náuseas;
– Distúrbios alimentares;
– Desesperança e baixa autoestima;
– Dificuldade de concentração nas atividades cotidianas;
– Alterações no apetite;
– Dores musculares e articulares;
– Retenção de líquidos;

Importante ressaltar que nem todas as mulheres apresentam todos os sintomas ou apresentam alguns sintomas mais moderados e outros mais severos.

Diferença entre Tensão Pré-Menstrual (TPM) e Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

 

A Tensão Pré-Menstrual acomete até 75% das mulheres em idade reprodutiva, ou seja, que vai da menarca (primeira menstruação) até a menopausa (última menstruação) e é ocasionada pelas variações hormonais oriundas do ciclo menstrual. No TDPM, os critérios são os mesmos da TPM; No entanto, os sintomas seguem um padrão acentuado, visto que não se trata de uma TPM comum, mas de uma versão mais grave. Em outras palavras, no Transtorno Disfórico Pré-menstrual, os sintomas são exacerbados, intensificados e severos, caracterizando-se portanto como transtorno psiquiátrico.

Diagnóstico:

Para um diagnóstico preciso, os sintomas de TDPM devem acontecer por no mínimo três meses ininterruptos.

Tratamento:

O tratamento consiste na associação de medicação e psicoterapia. No tratamento alopático ou farmacológico, utiliza-se os antidepressivos serotoninérgicos.

Importante:

Alguns transtornos psiquiátricos, tais como os transtornos depressivos, alimentares e ansiosos se tornam mais agravados durante o período pré- menstrual. Por este motivo, é necessário que seja feito um diagnóstico médico criterioso para que sejam descartados outros distúrbios psiquiátricos pré existentes e que, como já foi relatado, seus sintomas se acentuam exatamente no período que antecede a menstruação, dificultando, assim, o diagnóstico do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual ou procedendo a um diagnóstico equivocado.

About the Author Soraya Rodrigues de Aragão

Soraya Rodrigues de Aragão é psicóloga, psicotraumatologista, escritora e palestrante. Realizou seus estudos acadêmicos na Unifor e Università di Roma. Equivalência do curso de Psicologia na Itália resultando em Mestrado. Especializou-se em Psicotraumatologia pela A.R.P. de Milão. Especializanda em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde - Universidad San Jorge (Madri) e Sociedad Española de Medicina Psicosomática y Psicoterapia. Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Autora do livro Fechamento de Ciclo e Renascimento: este é o momento de renovar a sua vida. Edições Vieira da Silva, Lisboa, 2016; e do Livro Digital: "Transtorno do Pânico: Sintomatologia, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção e Psicoeducação. É autora do projeto «Consultoria Estratégica em Avaliação Emocional». Sites: www.sorayapsicologa.com & www.alquimiadavida.org

follow me on:

Leave a Comment: