Relações tóxicas são reais!

Relações tóxicas na maioria das vezes não são levadas a sério, pois tendemos a minimizar a intensidade dos fatos. E quando relatamos para alguém, somos questionados se não estamos exagerando.

Mas o que é uma relação tóxica?

 

Quando iniciamos qualquer tipo de relacionamento (amor, amizade, trabalho…) colocamos as melhores expectativas possíveis, e depositamos confiança nessa relação. Acontece que, ao longo do tempo, o encantamento é substituído por sentimentos ruins, sensação de medo, mágoa. E começamos a questionar se o outro realmente gosta de nós como somos, já que tende a nos desqualificar todo o tempo.

Nada do que fazemos é suficiente, mesmo que façamos algo que nem mesmo concordemos, apenas para agradar. E é aí que tudo piora de forma drástica, pois deixamos de ser nós mesmos (já que não somos bons o suficiente) para ser o que o outro quer, e nem mesmo assim conseguimos agradá-lo.

Isso porque o perfil de pessoas tóxicas é exatamente o de NUNCA ESTAREM SATISFEITAS! São pessoas egoístas, que acreditam que o mundo gira ao entorno delas, e sugam o máximo que podem do outro. São especialistas em cobrança, e estão sempre exigindo que você seja e faça o que elas bem entendem. Jamais reconhecerão um erro. O mundo está errado! Ninguém as merece, por se considerarem seres humanos incríveis!

 

O problema para as vítimas é que, por sua baixa autoestima, simplesmente aceitam esse tipo de comportamento e vivem a sofrer, com a certeza de não serem suficientemente boas para ninguém. Até porque, essas vítimas acabam em um ciclo vicioso de sempre encontrarem pessoas assim em suas vidas, o que as faz pensar estatisticamente que se aproximam de quem as usa e depois “joga fora”.

E aí vem a culpa. Culpa essa que é usada pelo outro para te diminuir ainda mais e ceder ao que ele quer.

Não se engane! As pessoas tóxicas não convivem bem com quem as questiona e as desobedece. Sendo assim, o perfil procurado por elas é justamente o de quem tem baixa autoestima e tendência à submissão, pois será alguém de fácil controle por parte do tóxico.

 

Então o que se deve fazer?

PROCURE UM PSICÓLOGO!

A psicoterapia será o ponto de partida para a mudança.

O foco será você, e não mais o outro!

O processo de psicoterapia não é uma mágica, mas de certa forma é mágico! Não há como precisar quanto tempo será necessário, mas acredite e se empenhe ao máximo!

Durante esse processo, onde o foco é você, o principal será:

– Resgatar o amor próprio e a autoestima.

– Ressignificar as experiências ruins.

– Compreender o que faz você se sentir dessa forma.

– Considerar o fato de que se afastar de pessoas assim pode ser a única saída para a paz, já que essas pessoas não mudam!

A psicoterapia é algo muito individual e particular, assim como seus objetivos. Então pode-se encontrar outras demandas e, aos poucos, cuidar delas também. Mas enquanto não entendermos que esses 4 pontos principais precisam ser “resolvidos”, é provável que você mantenha esse mesmo padrão de escolha para sua vida…

Faça psicoterapia, e escolha se amar e ser feliz!!!

Corujices da Psi

About the Author Samira Oliveira

Meu nome é Samira Oliveira. Sou Pedagoga e Psicóloga. Especialista em Psicopedagogia, Psicologia Educacional e Psicologia Positiva. Sou também autora de livros voltados para a educação e para a psicologia. O objetivo dos meus textos é trazer informação aos leitores, com uma linguagem de fácil compreensão.

Leave a Comment: