Como expressar a dor emocional de maneira apropriada: 8 dicas

Independentemente de nossas intenções e interesses, nossas emoções sempre condicionam a maneira como nos comportamos. Mas, embora não possamos assumir o controle total de nosso lado emocional, podemos modular a maneira pela qual ele é expresso. E isso é especialmente importante quando o que nos acontece tem a ver com as chamadas emoções negativas, que são aquelas ligadas ao sofrimento psicológico.

 

Saber expressar a dor emocional de maneira adequada em nossas vidas e relações pessoais é, portanto, muito importante, porque ao negligenciar essa tarefa, momentos de crise podem agravar os problemas em que estamos envolvidos. Explosões de raiva descontrolada, hostilidade injustificada, adoção de um derrotismo paralisante… São estados psicológicos que podem nos afundar ainda mais se não os manejarmos bem.

Por que é importante expressar a dor emocional de maneira saudável

Se há algo que os seres humanos não conseguem controlar é as suas emoções. É como tentar negar o que nos faz sentir mal. O que quer que façamos, sempre viveremos experiências que nos fazem sofrer, e tentar mostrar que elas não existem ou que não nos afetam, não é algo que ajude; muito pelo contrário.

 

Se tentarmos negar ou omitir o que nos faz sentir mal, é mais provável que, no momento mais imprevisto, isso nos leve a agir de maneira inesperada e difícil de controlar. Emoções sempre encontram vazão através de nossas ações e na maneira como nos expressamos, e é melhor estarmos preparados para modular, mesmo um pouco, aqueles momentos em que nosso lado emocional assume o controle .

Assim, se encontrarmos maneiras de canalizar emoções ligadas ao sofrimento psicológico, poderemos evitar que sejam mal interpretadas ou causem mais sofrimento a outras pessoas.

Como modular e expressar bem a dor emocional

1. Fale com alguém próximo a você

 

O simples fato de ajustar suas próprias ideias sobre o que você sente com o que os outros pensam sobre isso, ajuda muito.

Por um lado, isso nos permite expressar verbalmente como nos sentimos em um ambiente seguro, em que nos sentimos apoiados. Por outro lado, nos permite relativizar a importância de certos eventos que nos causam dor emocional. E, visto de uma perspectiva um pouco mais serena e distante, alguns eventos perdem seu poder dramático, fazendo nos sentir capazes de lidar com eles de uma maneira mais construtiva. Ter uma segunda ou terceira opinião nos ajuda a detectar essas ideias baseadas em excessivo pessimismo.

2. Descarregue as tensões de maneira controlada: pratique algum esporte

Há emoções dolorosas que nos levam a um estado de tensão e alerta constantes. Para expressar seus efeitos de maneira adequada e saudável, não há nada como a prática de esportes. Se exercitarmos nossos músculos, parte dessa “sobrecarga” de energia será investida nessas tarefas que nos obrigam a controlar bem nosso foco. Depois dessas sessões, a dor emocional ainda pode estar presente, mas não mais a sentiremos como uma sensação de alerta.

3. Tenha uma explicação preparada sobre o que está acontecendo com você

Você deve considerar a possibilidade de informar os outros sobre o que está acontecendo com você, para que eles saibam como interpretar certos comportamentos incomuns de sua parte.

4. Evite discussões

Quando estamos sofrendo os efeitos da dor emocional, não é hora de discutir. Se houver alguma indicação de que situações conflitantes possam acontecer, vale a pena deixar a discussão para outra ocasião. Além disso, é bom dizer explicitamente que você adiou essa conversa precisamente por causa disso. Especialmente nessas situações, a honestidade é um valor a ser reivindicado.

5. Use técnicas de relaxamento

Intervir em processos fisiológicos pode causar uma grande redução da ansiedade. Ao fazer isso, agimos em um dos aspectos fundamentais do comportamento e do estado mental vivenciado, pois faze com que a diminuição da ansiedade crie uma reação em cadeia que, em geral, será benéfica.

6. Escreva um diário

O monitoramento diário de como você se sente irá ajudá-lo a entender melhor o que acontece com você enquanto expressa essa dor emocional. A releitura dessas páginas facilitará o trabalho construtivo para resolver o problema subjacente, seja modificando as coisas em seu ambiente ou trabalhando suas emoções e sua filosofia de vida.

7. Cuidado com comida

A compulsão alimentar é uma armadilha comum em que muitas pessoas que passam por maus momentos ou são vítimas da ansiedade caem. Comer oferece uma recompensa imediata, uma sensação de prazer que nos permite mascarar por um breve período o que gostaríamos de esquecer. Assim, o melhor truque possível é manter um controle muito sistemático sobre o que é ingerido e não se expor à tentação. Por exemplo, fique literalmente longe da comida mais viciante.

8. Lembre-se que ninguém tem a verdade absoluta

Algo que ajuda muito a expressar uma dor emocional de forma saudável é estar ciente de que ninguém tem a verdade absoluta sobre o que está acontecendo com você. Isso significa que a raiva, a tristeza ou o sentimento de derrota são elementos que existem independentemente de nós, como realidades que conhecemos e nada mais. Nós não apenas os conhecemos: nós também os criamos.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply