A Psicologia vem sendo banalizada

Você sabe em que consiste o trabalho de um psicólogo? Você acredita que ter uma consulta psicológica é o mesmo que desabafar seus problemas com um amigo ou com aquela tia mais velha? Quem procura um psicólogo é quem está ficando louco?





Quem é o psicólogo?

O psicólogo é um profissional da saúde habilitado e com inscrição na Ordem dos Psicólogos, possuindo conhecimento e domínio de competências específicas para trabalhar determinadas queixas ou necessidades apresentadas por indivíduos, grupos e organizações, tendo por objetivo a melhoria da qualidade de vida e do bem estar biopsicofísico, social, relacional e espiritual do paciente ou cliente.

Seu trabalho abrange todas as esferas da vida: individual, familiar, profissional e social, bem como em todos os contextos e fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, adultez e velhice. Abrange também situações especificas de prevenção e de crise já deflagrada.





A intervenção profissional do psicólogo e seu campo de atuação específico englobam também condições de reabilitação, prevenção, diagnóstico e suporte psicológico em diferentes situações e contextos, sejam estes individuais ou comunitários, utilizando instrumentos específicos de avaliação, tais como os testes e técnicas psicológicas que somente os profissionais da Psicologia podem utilizar.

A banalização da Psicologia

O trabalho do psicólogo vem sendo banalizado e confundido inclusive até realizado de forma “ilegal” por pessoas que não são capacitadas para este exercício, visto que não apresentam arcabouço teórico, tampouco prático, além de disseminar “teorias” de senso comum onde o único prejudicado será a população desavisada.

Chegamos ao ponto onde pessoas que não possuem nenhuma formação em Psicologia ou Psiquiatria querem tratar através de meditações guiadas, processos de luto, traumas e até transtornos psiquiátricos, inclusive a própria Depressão através de práticas totalmente infundadas. Isto pode redundar na piora da doença e no caso específico da Depressão, em suicídio.





Sendo assim, é preciso que a população esteja muito atenta a estas práticas sem nenhum critério. Quando a pessoa traumatizada ou depressiva se suicida, quem responde por isto? As pessoas que passaram as meditações guiadas com “voz mansa” dizendo que seu problema se resolverá como num “toque de mágica” ou o blogueiro que falou sobre bipolaridade e de como resolver seus problemas existenciais? E enquanto isto, sua doença vai se cronificando.

Infelizmente a Psicologia tem sido banalizada. Não se trata somente do respeito aos profissionais de saúde mental, mas principalmente e sobretudo do respeito e das conseqüências que o senso comum propaga como verdades absolutas e que não são questionadas por quem delas se utiliza.

About the Author Soraya Rodrigues de Aragão

Soraya Rodrigues de Aragão é psicóloga, psicotraumatologista, escritora e palestrante. Realizou seus estudos acadêmicos na Unifor e Università di Roma. Equivalência do curso de Psicologia na Itália resultando em Mestrado. Especializou-se em Psicotraumatologia pela A.R.P. de Milão. Especializanda em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde - Universidad San Jorge (Madri) e Sociedad Española de Medicina Psicosomática y Psicoterapia. Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Autora do livro Fechamento de Ciclo e Renascimento: este é o momento de renovar a sua vida. Edições Vieira da Silva, Lisboa, 2016; e do Livro Digital: "Transtorno do Pânico: Sintomatologia, Diagnóstico, Tratamento, Prevenção e Psicoeducação. É autora do projeto «Consultoria Estratégica em Avaliação Emocional». Sites: www.sorayapsicologa.com & www.alquimiadavida.org

follow me on:

Leave a Comment:

1 comment
Add Your Reply