Primatas com genitália menor tentam compensar sendo agressivos e chamando atenção

Isso não surpreenderá ninguém que já esteve em qualquer boate.

Primatas masculinos com genitália menor tendem a competir por parceiras através de violência ou “insígnias de status”, segundo um estudo conjunto da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade de Zurique publicado no jornal Royal Society.

Esses “emblemas” incluíam características físicas chamativas como “as manchas vermelhas no peito dos geladas, o couro cabeludo dos babuínos e o nariz alargado dos macacos probóscide”, segundo os pesquisadores.

Os dentes maiores, que são vantajosos em combate, também ajudam os machos a competir por primatas fêmeas, de acordo com o relatório. Eles também notaram “as barbas dos homens” como “ornamentos sexuais” que podem atrair parceiras.

De acordo com o estudo, “os ornamentos sexuais primatas secundários, portanto, parecem estar sob seleção sexual como sinais que indicam agressividade e domínio para outros machos resolverem a competição entre homens e mulheres sobre os direitos de acasalamento sem conflito físico”.

Os pesquisadores escreveram no artigo que estudaram dados de 103 espécies de primatas com foco na “presença / ausência de monopolização feminina” e fatores relacionados aos machos que buscam a atenção das fêmeas.

“Além de simplesmente lutar, eles podem produzir os chamados ‘distintivos de status’; ornamentos vistosos que ajudam seus portadores a controlar o acesso a mulheres intimidando outros machos ”, disse o pesquisador da UWA e coautor do estudo, Dr. Cyril Grueter, à Phys.org. “Esta descoberta mostra claramente que você pode ser bem adornado ou bem dotado, mas é difícil ser ambos.”

O relatório, financiado pela Fundação Nacional de Ciências da Suíça, descobriu que fatores compensatórios para as grandes gônadas servem efetivamente como um equalizador para os primatas que esperam procriar.

Embora os ornamentos e armas de pré-acasalamento tendam a se combinar positivamente entre as espécies de primatas, a inclusão do tamanho dos testículos como um traço sexual de pós-acasalamento revelou ser uma compensação evolucionária entre ornamentos, mantendo uma relação positiva com armas sexuais. ”, Concluiu o estudo.

Fonte: NYDailyNews

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment:

4 comments
Add Your Reply