Ataque epilético: 5 recomendações e dicas sobre o que fazer durante uma crise

Você sabe o que é epilepsia? E, mais especificamente, o que é um ataque epilético? Você mora com alguém que sofre convulsões? Você sabe como agir nesses casos?

Neste artigo explicaremos o que fazer em um ataque epilético. Responderemos às perguntas levantadas e conheceremos as 5 diretrizes gerais de ação em caso de ataque epiléptico. Além disso, explicaremos concretamente como agir, dependendo se a crise é parcial complexa ou tônico-clônica generalizada.

Epilepsia e convulsões: o que são?

A epilepsia é um distúrbio cujo único sintoma são convulsões epilépticas recorrentes (ou seja, para ser diagnosticado é preciso que tenha ocorrido mais do que uma convulsão). É por isso que você pode sofrer de epilepsia e levar uma vida normal.

Os ataques epiléticos são causados por um funcionamento alterado de um grupo de neurônios no cérebro, que a qualquer momento pode se tornar hiperativo. Ou seja, há um excesso da atividade elétrica desses neurônios.

Quando surge um ataque epilético, ocorrem alterações no movimento do paciente (isto é, convulsões: uma espécie de tremor descontrolado do corpo), em seu nível de consciência e em seu comportamento. Normalmente, essas crises duram entre segundos e minutos (se durarem mais de 5 minutos, você deve ligar para a emergência). Quando as crises terminam, o cérebro continua a funcionar normalmente .

Os ataques podem ser de dois tipos: parcial (ou focal) e generalizado. No primeiro caso, ocorre uma descarga em uma área específica do cérebro, que pode se espalhar para o restante do córtex cerebral; neste último, toda a superfície do cérebro é afetada (além disso, causa perda de consciência).

O que fazer em um ataque epilético

Mas o que fazer em um ataque epilético? É necessário conhecer os padrões de ação antes de um ataque epiléptico, principalmente se convivermos com alguém com epilepsia.

Sabe-se que a maioria dos ataques epilépticos tem vida curta e termina por conta própria; isto é, não devemos fazer nada para detê-lo. No entanto, há uma série de diretrizes, recomendações e precauções que devemos aplicar no caso de alguém próximo sofrer um ataque epiléptico.

Essas diretrizes ajudarão a evitar possíveis complicações decorrentes da própria crise e a prejudicar a pessoa. Existem 5 diretrizes gerais de ação, embora mais tarde veremos o que fazer em cada caso específico, dependendo do tipo de ataque:

1. Não segure a pessoa

É importante não segurar a pessoa que sofre da convulsão. Obviamente, devemos remover os objetos que estão próximos e que podem machucar. Ou seja, devemos limpar a área onde a pessoa está localizada.

2. Coloque a pessoa de lado

O segundo passo de ação sobre o que fazer em um ataque epilético é deixar de lado a pessoa que está sofrendo a crise, para evitar danos. Isso será feito sempre que possível, nunca de maneira forçada, caso não possa ser feito.

3. Não coloque nada na boca da pessoa

Parece óbvio, mas esse ponto é muito importante. Nada deve ser colocado na boca da pessoa que sofre de convulsão, seja objetos, alimentos, água ou medicamentos.

4. Acompanhe

Não devemos deixar a pessoa que sofre o ataque sozinha. Devemos acompanhá-la e ficar ao seu lado até que a crise termine e a pessoa recupere a consciência (caso a tenha perdido).

5. Controle a hora da crise

É muito importante controlar exatamente quanto tempo dura a convulsão, através de um relógio ou cronômetro. No caso de durar mais de 5 minutos, devemos ligar para o Pronto socorro.

Dependendo do tipo de crise

Como explicamos no início do artigo, os ataques epiléticos podem ser de dois tipos: generalizadas ou parciais. O que devemos fazer em cada ataque epilético? Vamos ver:

1. Crise generalizada (tônico-clônica)

Quando a crise é do tipo tônico-clônico generalizado, isso significa que ela tem duas fases: a fase tônica (a crise começa com rigidez nas extremidades) e a fase clônica (a agitação aparece por todo o corpo). É o tipo mais comum de convulsões epilépticas.

Nesse caso, seguiremos as seguintes etapas:

1.1 Coloque a pessoa no chão

Primeiro, ajudaremos a pessoa a ficar bem posicionada no chão , para evitar danos.

1.2 Coloque um travesseiro embaixo da cabeça

Em seguida, colocaremos um objeto macio e acolchoado sob sua cabeça, como um travesseiro ou um cobertor dobrado. Isso evitará danos.

1.3 Roupas soltas

Em seguida, o próximo passo sobre o que fazer em uma crise epiléptica generalizada é afrouxar o cinto da pessoa (caso ela use), bem como a gravata e possíveis roupas apertadas. Também tiraremos os óculos se ela estiver usando.

1. 4. Limpe a área

Removeremos do ambiente objetos que possam machucar, como objetos pontiagudos, etc. Também removeremos fontes de calor que podem queimar ao toque.

1. 5. Não coloque nada na boca

Como mencionamos nas 5 diretrizes gerais sobre o que fazer em uma crise epilética, também apresentamos a diretriz de não introduzir nada na boca da pessoa que está em crise.

1.6 Não segure a pessoa

Também devemos evitar segurar a pessoa com força para que ela não se mova. Ou seja, devemos colocá-la no chão, mas nunca segurá-la ou limitar seus movimentos .

1.7 Deixe repousar

Finalmente, quando a crise terminar, devemos deixar a pessoa deitada de lado, para que ela possa descansar por alguns minutos e se recuperar. Com esta posição, impediremos que a saliva que possa ter acumulado na boca passe para os pulmões.

2. Crise parcial (completa)

O que fazer em uma apreensão parcial e complexa? Lembre-se de que esse tipo de crise, também chamado focal, se origina em uma única área do cérebro (60% das pessoas com epilepsia). Nesse caso, seguiremos as mesmas diretrizes anteriores e também:

  • Caso a pessoa ande sem rumo, nós a direcionaremos para áreas que não são perigosas.
  • Não devemos encará-la caso ela pareça irritada ou agressiva.
  • Se, quando a crise terminar, a pessoa parecer desorientada, iremos acompanhá-la até se recuperar completamente.

About the Author Psiconlinebrasil

Tudo sobre psicologia e comportamento.

follow me on:

Leave a Comment: